segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sempre Ella! - Gonçalves Dias.




Gonçalves Dias

SEMPRE ELLA!
Segundos Cantos; Dias, Gonçalves. 1848.

Per noctem quæsivi, quam
deligit anima mea, et non
inveni illam
CANT. CANT.


Eu amo a doce virgem pensativa,
Em cujas faces pallidez se pinta,
Como nos céos a matutina estrella :
A dor lhe ha desbotado a côr do rosto,
E o sorriso que lhe roça os lábios
Murcha ledo sorrir nos lábios d’outrem.

Tem um timbre de voz que n’alma echôa,
Tem expressões d'angelica doçura,
E a mente do que as ouve, se perfuma
De amor ardente e de piedade sancta,
E exala effluvios d'um odor suave
De aloes, de myrrha ou de mais grato incenso.

E nessas horas, quando amente afflicta,
De dor occulta remordida, anceia
Desabrochar-se em confidencia amiga,
« Neste mundo o que sou? — triste clamava;
« Persica involta em pó, entre ruínas,
« Erma e sosinha a resolver-me em pranto!

« Flor desbotada em hastea ja roída,
« De cujo tronco as outras amarellas
« Ja rójão sobre o pó, ja murchas pendem!
« E' sentir e soffrer a minha vida! »
Merencoria disia, erguendo os olhos
Aos ceos d'um claro azul que lhes sorrião!

Náda o mudo alcyon por sobre os mares,
E proximo a seo fim desata o canto ;
A rosa do Saarão la se despenha
Nas agoas do Jordão : e como a rosa,
Como o cysne do mar entre perfumes,
Aos sons d'uma Harpa interna ella morria!

E como o pastor que avista a linda rosa
Nas agoas da corrente, e como o nauta
Que vê, que escuta o cysne ir-se embalado,
Sobre as agoas do mar cantando a morte;
Eu tambem a segui — a rosa, o cysne
Que lá se foi sumir por clima extranho.

E depois que meos olhos a perderão,
Como se perde a estrella em céos infindos,
Errei por sobre as ondas do oceano,
Sentei-me a sombra das florestas virgens,
Procurando apagar a imagem della,
Que tão inteira me ficára n'alma!

Embalde aos céos erguendo os olhos turvos
Meo astro procurei entre os mais astros,
Q'outr'ora amiga sina me fadára!
Com brilho embaciado e luz incerta
Nos ares se perdeo antes do occaso,
Deixando-me sem norte em mar d'angustias.

Nenhum comentário: