sábado, 4 de dezembro de 2010

As Dimenções Obscuras de Maurits Cornelis Escher

AS DIMENSÕES OBSCURAS
de Maurits Cornelis Escher

Self-Portrait 1929 Lithograph

Vida e Obra


Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 - Hilversum, 27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

Na sua juventude não foi um aluno brilhante, nem sequer manifestava grande interesse pelos estudos, mas os seus pais conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitectura. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita.

Com o professor Mesquita, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que levou Mauritus a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decide viajar, conhecer o mundo! Passou por Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal.

Estas passagens por diferentes sítios, por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc.


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"Eu duvido que o público nunca vai entender, e muito menos apreciar,
quantas ginásticas do cérebro, fascinante para mim,
precederam a construção de um quadro como esse."



O desenvolvimento de sua arte


A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam figuras de homens, peixes, aves, lagartos, todos envolvidos de tal forma que nenhum poderia mais se mexer. Tudo representado num plano bidimensional.




        

Cube with Ribbons, 1957, lithograph, 30.9 x 30.5 cm


      

Cubic Space Division, 1952, lithograph, 26.6 x 26.6 cm



    

Curl up, November 1951, lithograph, 17 X 23.2 cm 


        


Cycle, 1938, lithograph, 47.5 x 27.9 cm


    


Knots, 1965, woodcut, 43.0 x 32.0 cm


         


Moebius Strip I, March 1961, wood engraving and woodcut, 23.8 x 25.9 cm


         


Order and Chaos II (Compass Rose), 1955, lithograph, 27.2 cm (diameter)


       


Print Gallery, 1956, lithograph, 31.9 x 31.7 cm


           

Red Ants, 1963, woodcut, 45.3 x 20.5 cm


      


Sphere Surface with Fish, 1958, woodcut, 32 cm, (diameter)


     


Swans, 1956, wood engraving, 19.9 x 31.9 cm


      


Three Worlds, 1955, lithograph, 36.2 x 24.7 cm


      


Two Intersecting Planes, 1952, woodcut, 22.4 x 31 cm


   


Up and Down (High and Low), 1947, lithograph, 50.3 x 20.5 cm


       


Waterfall, 1961, lithograph, 38.0 x 30.0 cm



Ao tratarmos de dimensões obscuras, vemos aspectos de proporções que tendem ao infinito não formulado em nossa mente. Proporções estas que constroem o impossível no plano estático utilizando-se de sombras por meio da xilogravura (técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz) e litografia (Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas, ou desenhos, pelo princípio da repulsão entre água e óleo) forma imagens geométricas e figurativas criando gravuras com notável qualidade técnica e estética.



Hand with Reflecting Sphere by M. C. Escher 1935

Ascending and Descending by M. C. Escher 1960

Waterfall 1961 Lithograph


Three Spheres II 1946 Lithograph

Reptiles 1943 Lithograph

M. C. Escher - Still Life with Spherical Mirror, 1934, Lithograph

Eye 1946 Mezzotint, 7th and final stage

Relativity by M. C. Escher 1953
Tetrahedral Planetoide 1954 woodcut in green and black, printed from 2 blocks
Belvedere 1958 Lithograph

Bond of Union 1956 Lithograph
MC Escher - Adam and Eve


VÍDEO


Um comentário:

Maysa Cabral disse...

Queria muito entrar em cotato com você. por favor me mande um e-mail para esse correio: maysacabral-09@hotmail.com / Agradeço desde já =*