sábado, 12 de novembro de 2011

A Arte Erótica de Agostino Carracci - F.V/H.R



A ARTE ERÓTICA

 de

 AGOSTINO CARRACCI

  

Agostino Carracci foi batizado em 16 de agosto de 1557. Estudou em Veneza, principalmente desenho e gravura, tornando-se o maior gravador italiano da época. A partir de 1574 ele efetuou trabalhos de reprodução das obras de mestres do século 16, como Federico Barocci, Tintoretto, Antonio Campi, Veronese e Correggio. Depois estudou pintura com seu primo Lodovico, em Bolonha, onde dirigiu a academia junto com seu irmão Annibale. Suas viagens a Parma foram responsáveis pelo culto da escola a Correggio.

Em Roma, colaborou com Annibale em seus grandes trabalhos. Dos poucos quadros conservados de Agostino Carracci, que morreu em Parma em 23 de fevereiro de 1602, o mais famoso é a "Última comunhão de são Jerônimo" (Academia de Belas-Artes, Bolonha).



The Last Communion of St Jerome
Agostino Carracci
(1591-1592)
Óleo sobre tela, 376x224 cm
Pinacoteca Nazionale di Bologna, Bologna, Italy.



A família Carracci: Agostino, Lodovico e Annibale, que eram figuras de destaque no final do século 16 no movimento contra a artificialidade maneirista prevalecente de pintura italiana, foram vistos nos séculos XVII e XVIII como os maiores pintores italianos depois de Michelangelo e Rafael. Porém a partir de 1850 caíram em descrédito, junto com todos os pintores Bolonheses, tendo sua arte rotulada de "eclética" e pesada com falta de originalidade chegando a ser considerada "Sem única virtude, sem cor, sem desenho, sem caráter, sem história, sem pensamento"; Entretanto foram reabilitados pela exposição coletiva de suas obras em Bolonha (1956), tendo-se como um evento notável.

Considerando grandes obras como "as Séries de Amores dos Deuses" também conhecida como Galeria Farnese, adentramos nos trabalhos eroticidade explicita de Agostino Carracci* de uma série talvez intitulada de Lasciva e feita nos meandros de 1584-6, embora o próprio Carracci destina-os a uma série desconhecida. Carlo Cesare Malvasia (Felsina Pittrice, Vite de Pittori Bolognesi, I, ed. Giampietro Zanotti, Bologna, 1841, edição original 1678) relata que a série incorreu no desagrado do Papa Clemente VIII (1592-1605), que admoestou Carracci por sua falta de decoro.


























**********************************



























Notas:
(*) Historiadores, como Francis Haskell em "Taste and the Antique" argumentam que essas gravuras eram de fato feito por Camillo Procaccini.

Fontes:

Nenhum comentário: